A Flex Linhas Aéreas é resultado do processo de recuperação judicial pelo qual passou a antiga Varig, que foi dividida em duas. A VRG Linhas Aéreas (a "nova" Varig), hoje nas mãos da Gol Transportes Aéreos, ficou apenas com a parte saudável da empresa e a Flex herdou os passivos e as pendências judiciais.
A Flex é gerida por uma comissão que representa seus mais de 17 mil credores - a maioria ex-empregados da antiga Varig. Também são credores a Petrobras Distribuidora (BR), empresas de leasing, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), e alguns bancos brasileiros. O processo de recuperação judicial é resultado da Lei 11.101/05, também conhecida como nova Lei de Falências, aplicada pela primeira vez no processo de saneamento da Varig.
FLEX Linhas Aéreas | |||
---|---|---|---|
IATA JH | ICAO FFX | Call sign FLEX | |
Fundada em | 7 de Maio de 1927 (83 anos) | ||
Principais centros de operações | Aeroporto Intenacional de Salvador, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Aeroporto Internacional do Recife | ||
Programa de milhagem | não tem | ||
Serviço VIP | não tem | ||
Aliança comercial | não tem | ||
Frota | 1 737-300 aeronaves | ||
Destinos | 3 (Recife, Rio de Janeiro e Salvador) localidades | ||
Companhia administradora | Fundação Ruben Berta (FRB-Par) | ||
Sede | Rio de Janeiro, Salvador e Recife | ||
Sítio oficial | www.voeflex.com.br |
História
FLEX Linhas Aéreas S.A. é o novo nome comercial da chamada antiga empresa aérea Nordeste Linhas Aéreas, ex subsidiária do VARIG, que retoma as suas operações oficialmente em março de 2008.A empresa se encontra em recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Os registros junto à ANAC, ICAO, e IATA já estão confirmados. A primeira rota já autorizada interligará o Aeroporto Internacional do Galeão (GIG) a Salvador (SSA) e Recife (REC). A frota será composta inicialmente por uma aeronave modelo Boeing 737-300 devolvida ao arrendador pela VRGLinhas Aéreas S.A.(Nova VARIG).
Há como cores oficiais o azul e o amarelo com o slogan A companhia aérea na sua medida. O lançamento da nova marca foi celebrado dia 23 de outubro de 2007 (Dia do Aviador), durante o congresso da ABAV no Riocentro. O vôo inaugural, Rio-Salvador-Rio, está previsto para ocorrer no dia 8 de março de 2008. A sede administrativa e operacional da FLEX ocupa um bloco inteiro (bloco "C") da antiga sede da VARIG, ao lado do Santos Dumont.
A FLEX oferece também os serviços de treinamento em transporte aéreo através da Flex Aviation Center - FAC -, em suas unidades estão localizadas em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro (instalada numa área de 30 mil metros quadrados próximo ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro) capacita pilotos e comissários, despachantes operacionais de vôo (DOV), especialistas em segurança vôo, pessoal para atendimento em aeroportos e lojas, manipulação de cargas, além de inúmeros outros cursos gerenciais específicos para companhias ligadas ao setor de aviação.
Destinos
Região Nordeste
- Campina Grande (CPV)
- Fortaleza (FOR)
- Juazeiro do Norte (JDO)
- Recife (REC)
- Salvador (SSA)
Região Sudeste
- Rio de Janeiro-Galeão (GIG)
- Rio de Janeiro-Santos Dumont (SDU)
Frota
Aeronave | Total | Passageiros (primeira classe/executiva/econômica/) | Notas |
---|---|---|---|
Boeing 737-300 | 1(8) | 136 (0/136) | Vôos de curto alcance |
Total de aeronaves | 1 |
Flex Aviation Center
Flex Aviation Center é o centro de aviação da empresa aérea Flex.Está localizado na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. É um dos mais modernos centros de treinamento de profissionais da aviação do mundo.
Oferece cursos de formação de comissários, pilotos e despachantes de vôo, dentre outros. Oferece, também, treinamentos para profissionais de outras empresas.
Quando fazia parte da Varig, era conhecido como Varig Flight Training Center.
1 comentários:
Flex é uma grande picaretagem feita no Brasil. O Lula ajudou a fechar a Varig e a Gol fica usando a marca VARIG de graça. O Brasil acabou nas ligaçöes internacionais, a TAM näo poder de fogo contra as estrangeiras. Um dia este BRASIL vai ser sério.
Postar um comentário