O Airbus A330 é uma aeronave de grande capacidade, o corpo inteiro, avião de passageiros de médio e longo alcance comercial fabricado pela Airbus. Ele foi desenvolvido ao mesmo tempo que o A340 de quatro motores. Airbus A330, destinados a competir diretamente no ETOPS (Extended-range Twin-engine Operação Padrões de Desempenho) do mercado, especificamente com o Boeing 767. A fuselagem do A330 e as asas são praticamente idênticos aos das variantes menores do A340, embora tenha motores diferentes. A fuselagem do A330 básico é herdada do Airbus A300, como é o nariz / cockpit seção eo fly-by-wire sistema e cockpit do A320. Até o final de maio de 2006 um total de 574 A330 foram encomendados e 413 entregues.
O A330-300 foi desenvolvido como substituto para o A300. Ele é baseado em uma esticada fuselagem do A300-600, mas com novas asas, estabilizadores e novos fly-by-wire software. O A330-300 transporta 295 passageiros em uma configuração de três classes (335 na classe 2 e 440 em classe única) em uma faixa de 10.500 km (5.650 milhas náuticas). Tem uma capacidade de carga grande, comparável a um Boeing 747. Algumas companhias aéreas a funcionar durante a noite voos de carga somente após os serviços de passageiros durante o dia. Esta variação é alimentado por dois Rolls-Royce Trent 700 motores. Todos os motores são ETOPS-180 min nominal. Ele entrou em serviço em 1993. O equivalente da Boeing direto é o Boeing 777-200. O A330-300 será substituído na programação pelo Airbus A350-900 XWB, atualmente prevista para voar em 2011.
* * * * * ESPECIFICAÇÕES * * * * *
A330-200 Aeronave dimensões A330-300
Comprimento total 58,8 m 63,6 m
Altura (até o topo da cauda horizontal) 17,40 m 16,85 m
Fuselagem de diâmetro 5,64 m 5,64 m
A largura máxima da cabine de 5,28 m 5,28 m
Cabine comprimento 45,0 m 50,35 m
Envergadura (geométrico) 60,3 m 60,3 m
Área da asa (referência) com 361,6 m² 361,6 m²
Asa de varredura (25% da corda) 30 graus e 30 graus
Distância entre eixos 22,2 m 25,6 m
Trilha da roda 10,69 m 10,69 m
Os dados básicos de funcionamento
Motores CF6-80E1 dois ou PW4000 ou RR Trent 700 CF6-80E1 dois ou PW4000 ou RR Trent 700
Mecanismo de escala da pressão 303-320 303-320 kN kN
assentos de passageiros típica 253 (3 ª classe) / 293 (2 ª classe) 295 (3 classes) / 335 (classe 2)
Range (w / max. Passageiros) 12,500 km 10,500 km
Máx. funcionamento número de Mach 0,86 M 0,86 M
Massa manter volume (opção Standard /) 19,7 / 19,7 m³ 13,76 / 13,76 m³
pesos Design
O peso máximo de rampa 230,9 t (233,9) 230,9 t (233,9)
O peso máximo de decolagem 230 t (233) 230 t (233)
O peso máximo de pouso 180 t (182) 185 t (187)
Peso máximo zero combustível 168 t (170) 173 t (175)
Capacidade máxima de 139.100 l de combustível 97.170 l
peso operacional típica vazio 119,6 122,2 t t (124,5)
volumétrica de carga típica de 36,4 t 45,9 t
O A330-300 foi desenvolvido como substituto para o A300. Ele é baseado em uma esticada fuselagem do A300-600, mas com novas asas, estabilizadores e novos fly-by-wire software. O A330-300 transporta 295 passageiros em uma configuração de três classes (335 na classe 2 e 440 em classe única) em uma faixa de 10.500 km (5.650 milhas náuticas). Tem uma capacidade de carga grande, comparável a um Boeing 747. Algumas companhias aéreas a funcionar durante a noite voos de carga somente após os serviços de passageiros durante o dia. Esta variação é alimentado por dois Rolls-Royce Trent 700 motores. Todos os motores são ETOPS-180 min nominal. Ele entrou em serviço em 1993. O equivalente da Boeing direto é o Boeing 777-200. O A330-300 será substituído na programação pelo Airbus A350-900 XWB, atualmente prevista para voar em 2011.
* * * * * ESPECIFICAÇÕES * * * * *
A330-200 Aeronave dimensões A330-300
Comprimento total 58,8 m 63,6 m
Altura (até o topo da cauda horizontal) 17,40 m 16,85 m
Fuselagem de diâmetro 5,64 m 5,64 m
A largura máxima da cabine de 5,28 m 5,28 m
Cabine comprimento 45,0 m 50,35 m
Envergadura (geométrico) 60,3 m 60,3 m
Área da asa (referência) com 361,6 m² 361,6 m²
Asa de varredura (25% da corda) 30 graus e 30 graus
Distância entre eixos 22,2 m 25,6 m
Trilha da roda 10,69 m 10,69 m
Os dados básicos de funcionamento
Motores CF6-80E1 dois ou PW4000 ou RR Trent 700 CF6-80E1 dois ou PW4000 ou RR Trent 700
Mecanismo de escala da pressão 303-320 303-320 kN kN
assentos de passageiros típica 253 (3 ª classe) / 293 (2 ª classe) 295 (3 classes) / 335 (classe 2)
Range (w / max. Passageiros) 12,500 km 10,500 km
Máx. funcionamento número de Mach 0,86 M 0,86 M
Massa manter volume (opção Standard /) 19,7 / 19,7 m³ 13,76 / 13,76 m³
pesos Design
O peso máximo de rampa 230,9 t (233,9) 230,9 t (233,9)
O peso máximo de decolagem 230 t (233) 230 t (233)
O peso máximo de pouso 180 t (182) 185 t (187)
Peso máximo zero combustível 168 t (170) 173 t (175)
Capacidade máxima de 139.100 l de combustível 97.170 l
peso operacional típica vazio 119,6 122,2 t t (124,5)
volumétrica de carga típica de 36,4 t 45,9 t
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