sexta-feira, 2 de abril de 2010

Azul Linhas Aéreas Brasileiras

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A é uma companhia brasileira de aviação comercial, com sede no bairro de Alphaville, no município paulista de Barueri.[1][2]
Criada e comandada pelo brasileiro(filho de pais americanos) nascido em São Paulo, David Neeleman, que também foi o fundador da JetBlue, entrou em operação em 15 de dezembro de 2008. Seu presidente é Pedro Janot e seu COO (Chief Operating Officer) é Miguel Dau.
A previsão da companhia é de, até o ano de 2013, servir os 25 maiores centros metropolitanos do Brasil ponto-a-ponto, com uma frota composta exclusivamente de jatos da Embraer, modelos 190 e 195. Para isso foi anunciada a encomenda firme de 36 aeronaves, além de mais 20 com opção de compra e outras 20 com direito a compra.[3]
Um ano após do inicio das operações, em dezembro de 2009 a Azul ocupou o quarto lugar do ranking segundo a participação das empresas aéreas no mercado doméstico, com uma participação de 4,16%, superando a OceanAir (2,54%) e por embaixo da Webjet (4,46%). A líder é a TAM, com uma participação de 45,6%.[4] Em 2009 a Azul atingiu o maior fator de carga do mercado doméstico brasileiro, com um fator médio de 79,71%, feito atingido desde março de 2009, com um fator médio de 85%.[5]
A Azul é a empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados no mundo. Ela transportou seu milionésimo passageiro com menos de 8 meses de operações, no dia 13 de agosto de 2009. O recorde anterior pertencia à JetBlue Airways (cujo dono é o mesmo da Azul), que havia conquistado essa marca com apenas 10 meses de vida.[6] Outro recorde alcançado pela Azul en 2009 foi transformar-se na primeira linha aérea do mundo em transportar mais de 2 milhões de passageiros durante seu primeiro ano de operações.[5][7]
Em Agosto de 2009 a empresa lançou uma unidade voltada para o transporte de cargas, a Azul Cargo, cujo transporte será feito nos mesmos aviões utilizados para o transporte de passageiros.[8]
CWB Azul 04 2009 5566.JPG
Azul Linhas Aéreas Brasileiras
IATA
AD
ICAO
AZU
Call sign
AZUL
Fundada em2008
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas
Outros centros
de operações
Aeroporto Santos Dumont
Programa de milhagemTudo Azul
Frota15 aeronaves
Destinos20 localidades
SedeBarueri, São Paulo
Pessoas importantesDavid Neeleman
Pedro Janot
Síte oficialwww.voeazul.com.br

Nome da empresa


Embraer 195 da Azul no Aeroporto Internacional de Campinas que funciona como hub da aérea.

Uma frota de ônibus presta serviço gratuito desde cidades vizinhas para alimentar o hub da Azul no Aeroporto de Viracopos.

Aeronave da Azul no Aeroporto de Maringá.
O nome da companhia aérea foi escolhido através de um concurso na internet, denominado "Você Escolhe", que durou 30 dias e resultou em milhares de participantes. Embora Samba tenha sido o nome mais votado, a empresa optou pelo nome Azul. A disputa foi tão acirrada entre as duas opções, que a nova empresa decidiu premiar com o passe vitalício tanto o internauta que propôs pela primeira vez o nome Azul, quanto o que propôs Samba. Os dois vão poder viajar de graça, com um acompanhante, por toda a vida.[9]

 História

Em 2007, David convidou um seleto grupo de executivos de aviação, com quem já havia trabalhado, para formatar o projeto, batizado então de ´´ New Air``.[carece de fontes?] Gerald Lee, o primeiro executivo que veio para o Brasil, imediatamente começou a desenhar a estrutura corporativa e financeira da nova companhia e a negociar os jatos da Embraer. Trey Urbahn, hoje Vice-presidente de Marketing, debruçou-se sobre as estratégias de vendas, sobre o marketing e sobre o planejamento de linhas e frotas. Ao final daquele ano, David e sua equipe de executivos começaram a visitar potenciais investidores. Com seu histórico, não foi difícil encontrar parceiros, que logo se comprometeram a investir US$ 150 milhões na nova companhia. Em fevereiro de 2008, o grupo chegou ao Brasil e começou a contratar talentos locais.[carece de fontes?]

Frota

A frota da empresa é composta exclusivamente por aviões da Embraer, modelos 190 e 195, com 106 e 118 assentos respectivamente. Antes da Azul, o próprio David Neeleman já tinha tido uma boa experiência com essa aeronave na JetBlue, "launch customer" desse modelo de aeronave. Por ter apenas quatro assentos por fileira e maior espaço para as pernas, os Embraer 190 e 195 apresentam nível de conforto diferenciado para o passageiro, comparado ao das concorrentes Tam, Gol, Varig e OceanAir.[carece de fontes?]

Nome de batismo das aeronaves

E190

  • PR-AZL - O Rio de Janeiro Continua AZUL
  • PR-AZA - Azulville
  • PR-AZB - Azul Paulista
  • PR-AZC - Céu Azul
  • PR-AZD - Pássaro Azul
  • PR-AZE - Verde, Amarelo e Azul
  • PR-AZF - Você que é feito de Azul
  • PR-AZG - A Terra é Azul
  • PR-AZH - Azulcenter
  • PR-AZI - Andorinha Azul

 E195

  • PR-AYA - Azul é Brasil
  • PR-AYB - Tudo Azul
  • PR-AYC - A Liberdade é Azul
  • PR-AYD - Azul, Ouro de Minas (Antigo Azulão)
  • PR-AYE - Azul da Cor do Mar




 
Frota de aeronaves da AZUL
Aeronave Total Passageiros
(executiva/econômica)
Notas
Embraer 190 10 (5 Pedidos)

106 (0/106)
Embraer 195 5 (28 pedidos)

118 (0/118)
Frota
Comprimento: 36,24 m
Envergadura: 28,72 m
Altura: 10,55 m
Motores:
2x GE
Velocidade de cruzeiro:
950 Km\h
Passageiros: 106
Idade Média: 0 ano
Comprimento: 38,65 m
Envergadura: 28,72 m
Altura: 10,55 m
Motores:
2x GE
Velocidade de cruzeiro:
950 Km\h
Passageiros: 118
Idade Média: 0 ano
10xEmbraer E-190
5xEmbraer E-195
TOTAL : 15

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do Chat

Meg@Chat