segunda-feira, 22 de março de 2010

Azul, NHT e Webjet disputam espaço em Congonhas

Três empresas pequenas do setor de aviação, Azul, NHT e Webjet, foram consideradas habilitadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a participar de um sorteio para redistribuição de slots (vagas para operações de pouso e decolagem) no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). O sorteio acontece na próxima segunda-feira (1) e terá a participação ainda da Gol/Varig, OceanAir e TAM. A Trip e a Pantanal tiveram a habilitação negada por não apresentarem os índices mínimos de 80% de regularidade e pontualidade, ou por não comprovarem patrimônio líquido positivo, segundo a Anac. Essas duas empresas têm cinco dias para recorrer.

As propostas foram recolhidas do dia 11 de dezembro até o dia 15 de janeiro. A intenção da agência é a de ampliar a oferta de empresas no terminal.

A Anac irá colocar a disposição de novas empresas um total de 412 slots, sendo a maioria aos sábados e domingos, 317, atualmente subutilizados. Os outros 95 a serem realizados durante a semana vieram da Pantanal (61) e da Gol/Varig (34) e devem ser os mais concorridos.
Para escolher quais empresas vão operar e quantos slots cada uma terá interesse, serão feitas rodadas envolvendo as empresas já instaladas no terminal e as “novatas”. O mínimo que cada uma poderá adquirir é de 2 solts, e, o máximo, de 14 slots em cada rodada.

Filé - Congonhas é considerado pelas empresas de aviação o filé de todos os aeroportos existentes no país. Trata-se do terminal mais movimentado do país, com 13,6 milhões de passageiros. Atualmente apenas as empresas TAM, GOL/Varig, OceanAir e Pantanal operam no aeroporto. Outras não operam por não terem slots disponíveis. Entre elas estão a Total, Air Minas, Webjet, Trip e Azul.

A decisão de redistribuir os espaços foi definida após a Anac monitorar o trabalho desenvolvido pelas empresas que operam no terminal. Foi determinante para isso a quantidade de atrasos e cancelamentos monitorados entre março, abril e maio de2009. Foi constatado que a Pantanal e a Gol/Varig devem perder parte de seus slots e os da TAM e OceanAir foram mantidos.


O número de movimentações – pousos e decolagens – permanecerá restrito a 30 por hora para aviação regular e outros quatro para aviação geral (táxi-aéreo e aviões particulares), num total de 502 por dia ou 3.514 por semana. Como não irá ampliar a quantidade de slots, o que a Anac irá fazer é distribuir melhor os slots ociosos. A maior demanda acontece no horário comercial – de segunda a sexta-feira – e aos finais de semana essa procura diminui

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