Histórico
A Ocean Air iniciou suas atividades como táxi-aéreo, atendendo a executivos e operários da indústria petrolífera de Macaé e Campos. Em 2002 recebeu autorização do DAC (ANAC) para operar linhas em colaboração com a Rio Sul, do antigo grupo VARIG, de quem herdou rotas e aeronaves. Passou a operar cidades rejeitadas pela antiga parceira, fazendo o chamado transporte regional, para depois ampliar rapidamente sua malha.Adquiriu alguns aviões modelo Fokker 50, que em 2008 foram retirados de operação, e em 2004 anunciou a aquisição da empresa colombiana Avianca propriedade do magnata Julio Mario Santo Domingo e seu grupo empresarial Bavaria, a mais antiga companhia das américas e segunda mais antiga do mundo.
Em 2006 comprou seus primeiros Fokker 100 junto à American Airlines, mas manteve o nome MK-28, nomenclatura utilizada pela American Airlines, uma vez que a denominação Fokker é similar a uma palavra chula no idioma inglês. Em seguida iniciou seus vôos para o exterior, na Cidade do México, utilizando aeronaves Boeing 767-300ER. Devido a baixa rentabilidade e o aumento nos custos de combustíveis, a Ocean Air encerrou estas operações e devolveu os Boeing 767 e 757.
Uma sociedade formada pela Ocean Air (49%) e Fondo de Inversiones Sustentables (51%) criou uma nova companhia aérea chamada Wayraperú.
Em novembro de 2007 anunciou encomendas junto à Airbus de novas aeronaves da família Airbus A-320 e, sendo pedidos firmes de quatorze A-319e sete A-330. A OceanAir também é revendedora exclusiva dos aviões Bombardier e Pilatus no Brasil, e opera como taxi-aéreo.
Em 2008 anunciou a unificação do nome de todas as empresas com a tradicional marca Avianca, porém, após uma crise, reduziu suas rotas, vendeu e devolveu as aeronaves menores e focou apenas cidades com maior porte. Agora em 2010 a empresa Oceanair estará se unificando com sua coirmã Avianca se taronando assim a Avianca Brasil possivelmente em abril com a chegada das aeronaves Airbus A-319. As aeronaves serão recebidas a primeira entre março e abril de 2010 que deverá realizar as pontes aéreas substitundo o MK-28, a segunda por volta do dia 10 de junho q a terceira ao longo do segundo semestre de 2010.
Destinos
- Região Norte
- Porto Velho (PVH)
- Região Centro Oeste
- Brasília (BSB)
- Campo Grande (CGR)
- Cuiabá (CGB)
- Região Nordeste
- Região Sudeste
- Belo Horizonte - Confins (CNF)
- Rio de Janeiro - Aeroporto Santos Dumont (SDU)
- São Paulo - Congonhas (CGH)
- São Paulo - Guarulhos (GRU)
- Região Sul
- Curitiba (CWB)
- Florianópolis (FLN)
- Chapecó (XAP)
- Porto Alegre (POA)
- Passo Fundo (PFB)
OceanAir Linhas Aéreas | ||
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IATA O6 | ICAO ONE | Call sign OceanAir |
Fundada em | 1998 | |
Encerrou atividades em | {{{fim das atividades}}} | |
Principais centros de operações | Aeroporto de Congonhas Aeroporto Internacional de Guarulhos Aeroporto Internacional Tancredo Neves Aeroporto Santos Dumont Aeroporto Internacional Hercílio Luz Aeroporto Internacional Afonso Pena | |
Outros centros de operações | Aeroporto Internacional de Salvador Aeroporto Internacional de Cuiabá Aeroporto Internacional de João Pessoa Aeroporto Internacional do Recife | |
Programa de milhagem | Amigo Oceanair | |
Serviço VIP | Business Ocean | |
Aliança comercial | {{{aliança_comercial}}} | |
Frota | 16 aeronaves | |
Destinos | 26 localidades | |
Companhia administradora | Sinergy Group | |
Sede | São Paulo, Brasil | |
Pessoas importantes | Germán Efromovich | |
Sítio oficial | www.oceanair.com.br |
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