Sua sede está localizada em São Paulo, que é seu principal centro de operações. Fazem parte do Grupo TAM Linhas Aéreas, a TAM Airlines (TAM Mercosur), subsidiária paraguaia, TAM Cargo, Pantanal Linhas Aéreas, TAM Viagens e a TAM Aviação Executiva.
Opera 44 destinos divididos por todos os estados brasileiros, e opera rotas internacionais para: América do Norte, América do Sul e Europa.
A TAM possui uma frota composta por aviões Airbus e Boeing. Fundada em fevereiro de 1961 como empresa de táxi aéreo na cidade de Marília, interior de São Paulo (TAM – Táxi Aéreo Marília). Iniciou suas atividades com quatro Cessna 180 e um Cessna 170, transportando mercadorias e passageiros entre os Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.
História
Ano de 1960
Na cidade de Marília, a TAM foi fundada em 21 de fevereiro de 1961, a partir da união de dez pilotos. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os Estados de São Paulo e do Mato Grosso. Após seis anos a empresa foi comprada pelo empresário Orlando Ometto, que mudou a sede para a capital paulista, dedicando-se exclusivamente ao transporte de malotes.Ano de 1970
Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção.O ano de 1976 marca o surgimento da TAM - Transportes Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, com atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.
Ano de 1980
A década de 1980 marca um período de crescimento. A mudança começa com a chegada dos Fokker 27, substituindo os aviões turbohélices.O primeiro grande salto da malha da empresa vem em 1986, com a aquisição da companhia aérea Votec. Com a medida, a TAM estende as suas atividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.
Ano de 1990
A empresa ganha mais visibilidade com a chegada dos Fokker 100, inaugurando uma nova era na aviação regional.Em 1993, a TAM lança com pioneirismo o Programa Fidelidade, que se destaca por não prever limitação de assentos para as passagens gratuitas.
O ano de 1996 marca o início das operações da TAM em todo o território nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM Mercosur.
Outra iniciativa estratégica é a compra de uma área de 447 hectares na região de São Carlos, no interior de São Paulo, que hoje é a sede de seu Centro Tecnológico.
Em 1998, chegam à TAM seus primeiros Airbus A330 e a empresa inaugura os voos internacionais com a rota São Paulo-Miami. No ano seguinte, é a vez do primeiro destino para a Europa, Paris, em parceria com a Air France.
Anos 2001-2004
A TAM começa em 2000 uma ofensiva fase de crescimento, mas o ano de 2001 é marcado por grandes acontecimentos. O comandante Rolim morre tragicamente no dia 8 de julho em um acidente de helicóptero. Dois meses depois, a aviação internacional sofre um sério abalo e entra em um ciclo de retração em decorrência dos atentados de 11 de setembro. No entanto, a TAM cresce 31%, transportando mais de 13 milhões de passageiros e elevando o faturamento para cerca de 3 bilhões de reais.Em 2001, a empresa incorpora mais 15 aeronaves Airbus A320 e dois Airbus A330. Mesmo com as adversidades, transporta quase 14 milhões de passageiros em 2002.
Em 2003 remaneja sua malha aérea, reestrutura-se internamente e dá início ao compartilhamento de voos com a Varig.
Depois de uma carreira de 30 anos na empresa, Daniel Mandelli Martin deixa a presidência em 2004, sendo substituído por Marco Antonio Bologna, que havia ocupado a vice-presidência Financeira.
Com o reaquecimento da economia, a companhia volta a operar os vôos diurnos para Miami e incrementa a rota Paris. Além disso, inicia uma estratégia de crescimento para a América Latina e começa a voar diariamente para Santiago do Chile.
Para adequar a frota ao aumento de demanda no mercado doméstico e internacional, a TAM confirma a chegada do seu décimo Airbus A330 em outubro de 2005, que é usado nas viagens internacionais. A empresa também acertou junto à Airbus um cronograma para a entrega de mais 10 aeronaves A320.
No mercado doméstico, a TAM fecha uma série de acordos com companhias aéreas regionais para aumentar a sua cobertura no território nacional e oferecer novas possibilidades de conexão e de frequências para seus passageiros. Ao todo, foram 25 novos destinos nacionais, responsáveis pelo transporte de 38 mil passageiros a mais em 2004.
Os acordos envolveram cinco empresas: Passaredo, OceanAir, Total, Trip e Pantanal. Com isso, a TAM passou a cobrir uma malha com 66 cidades no território nacional (sendo 41 destinos próprios).
Anos 2005-2006
Novas frequências para Paris, Buenos Aires e o lançamento do voo para Nova York, em novembro, contribuem para aumentar a fatia desse segmento. Além disso, a Companhia consolida seus voos para Miami, Santiago do Chile e reforça sua integração com a malha da subsidiária TAM Mercosur, sediada em Assunção, no Paraguai. No Brasil, a TAM chega a 46 destinos e, com os acordos comerciais com companhias regionais, atinge 73 localidades.No primeiro semestre de 2006, reforça voos a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, principalmente para capitais do Nordeste. Em julho, passa a voar para Boa Vista (Roraima) e inicia frequências diretas para Manaus a partir de São Paulo. A partir de 2 de outubro, começa a operar voo diário para Rio Branco (Acre) a partir de Goiânia, com escala em Brasília, e passa a voar para todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal.
No mercado internacional, completa as sete frequências semanais para Nova York, iniciam-se novos voos para Miami a partir de Manaus e, com a TAM Mercosur, reforça Buenos Aires a partir do Galeão. Para Santiago do Chile, aumenta a capacidade com a operação do Airbus A330. Em outubro, inicia o voo para Londres.
Ano de 2007
Inicia-se a nova rota para Milão (Itália), passa a oferecer uma frequência direta entre Salvador e Paris, além dos voos ligando Salvador a Buenos Aires.Lança a segunda frequência diária para Santiago do Chile e passa a operar o terceiro voo diário para Paris, França, desta vez com partida do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.
Como parte de sua política para o segmento internacional, estabelece parcerias estratégicas por meio da assinatura de Memorandos de Entendimento com a portuguesa TAP, a sul-americana LAN, a americana United Airlines, além da alemã Lufthansa.
Em julho, recebe autorização oficial da ANAC para iniciar operação regular de três frequências semanais para Frankfurt (Alemanha) e de sete para Madrid (Espanha).
Para operar o segmento internacional, anuncia a ampliação da frota, com a chegada de dois Airbus A340 e a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018. Além destes, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e outros dois em 2011. Anteriormente, a empresa já havia anunciado a contratação de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves desse modelo.
Ano de 2008
Em 2008 a TAM apresentou sua nova identidade corporativa [1][2], além de novas diretrizes de gestão, tendo a excelência nos serviços e a paixão pela aviação, revivendo os ideais de seu fundador, comandante Rolim Amaro, como alguns de seus pontos principais.Em 7 de outubro a TAM anunciou a sua futura adesão ao maior grupo de empresas aéreas do mundo, a Star Alliance, em um prazo de 12 a 18 meses.
Foi o ano de a companhia inaugurar novas rotas para Bariloche, Lima e Orlando, além de explorar melhor o mercado doméstico, colocando em operação o segundo voo entre Guarulhos e João Pessoa, sendo que agora direto.
A companhia recebeu novas aeronaves e devolveu os seus MD-11, com a chegada de seus novos Boeing 777-300ER.[2]
Ano de 2009
No dia 21 de dezembro de 2009 a TAM anuncia a compra da empresa aérea Pantanal por 13 milhões de reais aumentando em 0,16% a participação no mercado aéreo brasileiro.Ano de 2010
É esperada, para o dia 13 de Maio, a entrada definitiva da TAM na principal aliança mundial de empresas aéreas, a Star Alliance.Destinos
A TAM opera voos para 44 destinos nacionais e para América do Norte, América do Sul e Europa.A TAM Airlines opera conjunto a TAM 9 destinos no Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil e Chile.[3]
A TAM possui acordos codeshare com:
(**) Acordo não contempla voos em código compartilhado.
Frota
Atualmente possui a frota de aviões mais moderna do país. A idade média das aeronaves da TAM é de 5,9 anos.Aeronave | Total | Passageiros (Primeira Classe/Executiva/Econômica) | Rotas | Notas |
---|---|---|---|---|
Airbus A319-100 | 24 (5 pedidos) | 144 (0/0/144) | Rotas curtas, regionais e na Ponte Aérea (Rio de Janeiro - São Paulo) | |
Airbus A320-200 | 81 (32 pedidos) | 156 (0/12/144) 174 (0/0/174) | Rotas curtas, médias e internacionais (Assunção, Buenos Aires, Ciudad del Este, Cochabamba, La Paz, Lima, Montevidéu, Santa Cruz de la Sierra, Santiago) | |
Airbus A321-200 | 5 (9 pedidos) | 220 (0/0/220) | Rotas médias (Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo) | |
Airbus A330-200 | 16 (4 pedidos) | 223 (4/36/183) | Rotas médias e internacionais (Buenos Aires, Madri, Manaus, Miami, Nova York, Orlando, Paris, Rio de Janeiro, São Paulo) | |
Airbus A340-500 | 2 | 267 (0/42/225) | Rotas internacionais (Milão e São Paulo) | |
Airbus A350-800 | (12 pedidos) | 312 (expectativa) | Rotas internacionais | Serão entregues a partir de 2014.[carece de fontes] |
Airbus A350-900 | (10 pedidos) | 366 (expectativa) | Rotas internacionais | Serão entregues a partir de 2013.[carece de fontes] Lançará o modelo na América do Sul e no Mundo. |
Boeing 767-300ER | 3 | 205 (0/30/175) | Rotas médias e internacionais (Caracas, Manaus, Miami, Rio de Janeiro e São Paulo) | |
Boeing 777-300ER | 4 (4 pedidos) | 362 (4/56/302) | Rotas internacionais (Frankfurt, Londres, Santiago e São Paulo) | |
Total de aeronaves | 135 (76 pedidos) | Atualizado: 16 de Fevereiro de 2010 |
TAM Nas Nuvens
- RED Report: Publicação bimestral em duas edições bilíngues (português/inglês e português/espanhol), distribuída nos voos internacionais da companhia.
- Revista TAM Nas Nuvens: Publicação bilíngue, distribuída mensalmente com tiragem de 150 mil exemplares em todos os voos nacionais e internacionais.
- Revista TAM Nas Nuvens Kids: Entretenimento infantil, com distribuição bimenstral de 50 mil exemplares.
- Passatempo TAM Nas Nuvens: Jogos e curiosidades, distribuídos mensalmente com tiragem de 100 mil exemplares em voos nacionais e internacionais.
- Guia de Entretenimento de bordo: Tiragem de 100 mil exemplares, distribuídos em voos internacionais.
- Jornal Primeira Chamada: Distribuído diariamente, entre às 6h e 12h nos voos com saída em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Goiânia com destino a todo território nacional.
- TV TAM Nas Nuvens: Programa de bordo, com 18.880 inserções mensais e programação especial para a ponte aérea.
- Áudio TAM Nas Nuvens: Seleção musical de qualidade para voos nacionais, com 11 canais e diferentes possibilidades de customização.
- Ações Promocionais: Integração direta com o passageiro através de sampling, sorteio promocional e speech.
TAM Cargo
É uma empresa brasileira que atua no mercado de logística. Fundada em 1997, a cargueira pertencente à TAM Linhas Aéreas, utiliza voos da companhia para entrega de carga em 45 aeroportos além de seu serviço terrestre atingindo mais de 3.900 cidades no Brasil e exterior. Sua sede fica localizada junto ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo.Centro Tecnológico TAM
Localizado na cidade São Carlos, junto ao Aeroporto de São Carlos, a empresa faz manutenção de aeronaves e outros.A empresa está autorizada pela ANAC, pela EASA européia, e pela FAA americana; para fazer qualquer tipo de manutenção corretiva e preventiva em todos os tipos de aeronaves.
Para poder fazer manutenção de aviões maiores a TAM solitou que seja aumentada a pista do Aeroporto de São Carlos para 3.000m junto ao DAESP, pedido aguardando autorização, inclusive ambiental.
Museu Asas de um Sonho
O museu está fechado para reformas, e será reaberto em Janeiro de 2010 com muitas novidades.
Acidentes
Voo TAM 402
O voo decolou às 8h26min. Dentro dele havia noventa passageiros e seis tripulantes, comandado por José Antônio Moreno, que tinha mais de nove mil horas de voo, das quais três mil em Fokker 100.
O avião procedia do Aeroporto de Caxias do Sul.
Segundo os radares do Centro Integrado de Defesa Aérea (Cindacta 1), o plano de voo consistia em que o avião saísse do aeroporto com cerca de 33 metros de altura e mudasse sua direção, o que não foi possível devido à uma falha no reversor (sistema de freio que deve ser acionado na hora do pouso) do motor direito, o que impediu o recolhimento do trem de pouso e levou a perda da velocidade e sustentabilidade (estol). Entre a saída do aeroporto até a queda passaram-se somente 24 segundos.
O Fokker 100 colidiu primeiramente com um prédio de dois andares, conseguindo milagrosamente desviar da Escola Estadual Dr. Ângelo Mendes de Almeida onde cerca de 800 crianças estavam estudando. Em seguida, a aeronave colidiu com um prédio de três andares, arrancou o telhado de um sobrado (matando o pedreiro Tadao Funada) e mergulhou no asfalto.
Na queda, a aeronave destruiu 8 casas na Rua Luís Orsini de Castro, matando duas pessoas: o professor universitário Marcos Antônio Oliveira e seu cunhado, Dirceu Barbosa Geraldo.
No acidente morreram todos os 96 ocupantes da aeronave e 3 em solo.
Voo TAM 3054
Já era noite quando a aeronave pousou na pista 35L às 18h51. Com dificuldades de frenagem, fez uma curva para esquerda e saiu da pista em seu terço final, percorrendo por sobre parte de um gramado. Após cruzar sobrevoando a avenida Washington Luís, a aeronave atingiu parte da cobertura de um posto de gasolina e em seguida chocou-se contra um prédio da TAM Express (serviço de carga da própria TAM) situado ao lado do posto.
Ao cruzar a avenida Washington Luís, o avião atingiu a parte superior de alguns automóveis.
O choque do avião com o prédio de quatro andares da TAM Express, localizado próximo à alça de acesso da avenida dos Bandeirantes, causou um grande incêndio no local. O incêndio comprometeu a estrutura do prédio, que foi implodido posteriormente.
No dia seguinte do acidente, a TAM alterou o número do voo que faz a rota entre Porto Alegre e São Paulo. Deixando de identificar como JJ 3054 e passando a ser identificada pela sigla JJ 3106.
No acidente morreram 199 pessoas incluindo passageiros, tripulantes e pessoas que estavam no prédio da TAM Express.
TAM Linhas Aéreas | ||
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IATA JJ | ICAO TAM | Call sign TAM |
Fundada em | 21 de Fevereiro de 1961 | |
Encerrou atividades em | {{{fim das atividades}}} | |
Principais centros de operações | Aeroporto de Congonhas Aeroporto do Galeão Aeroporto de Guarulhos | |
Outros centros de operações | Aeroporto de Brasília Aeroporto de Confins Aeroporto de Curitiba Aeroporto de Fortaleza Aeroporto de Manaus Aeroporto de Porto Alegre Aeroporto do Recife Aeroporto de Salvador Aeroporto Santos Dumont | |
Programa de milhagem | Fidelidade TAM | |
Serviço VIP | VIP Lounge | |
Aliança comercial | Star Alliance (Futuro membro) | |
Frota | 135 aeronaves | |
Destinos | 62 localidades | |
Companhia administradora | TAM Linhas Aéreas S.A. | |
Sede | São Paulo - SP | |
Pessoas importantes | Rolim Amaro (falecido) - Fundador Líbano Barroso (CEO) | |
Site oficial | www.tam.com.br/ |
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