terça-feira, 20 de abril de 2010

Rico Linhas Aéreas

A RICO Linhas Aéreas é uma empresa aérea brasileira com sede em Manaus, estado do Amazonas.
RICO
IATA
C7
ICAO
RLE
Call sign
Rico
Fundada em1960
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de Manaus
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional de Rio Branco
Aeroporto Internacional de Porto Velho
Programa de milhagemNão possui
Serviço VIPNão possui
Aliança comercialNão faz parte de nenhuma aliança comercial
Frota8 aeronaves
Destinos1 no Acre, 1 em Rondônia,7 no Amazonas e 4 no Pará localidades
Companhia
administradora
Rico Linhas Aéreas S.A
SedeManaus Brasil
Pessoas importantesPresidente: Atila Yurtsever
Diretor Comercial: Marconi Chagas
Diretor de Operações: Cmte. Mário Ivan
Síte oficialwww.voerico.com.br

História

Fundada na década de 1960 com o nome Táxi Aéreo Rondônia pelo imigrante turco Munur Yurtsever e hoje comandada por seus herdeiros Atila Yurtsever, Metin Yurtsever e Omer Yurtsever, a Rico Linhas Aéreas está bem distante do tempo que transportava homens e equipamentos para a construção da Rodovia Transamazônica na década de 1970.
Com a necessidade de operar aeronaves de maior porte (DC-3 e E-820) e atendendo as exigências do Ministério da Aeronáutica e do Departamento de Aviação Civil ( DAC ) o presidente da empresa fundou a Rondônia Indústria e Comércio. Até que no início da década de 1980, as duas empresas uniram-se para proporcionar o nascimento da Rico Táxi Aéreo, uma empresa que atua regularmente no mercado da região Norte com aeronaves EMB-110 Bandeirante, EMB-120 Brasília, Boeing 737-200, Caravan Anfíbio, Carajás, EMB-121 Xingu, Boeing 737-3QC e helicópteros.
Com base sólida da Rico Táxi Aéreo, surgiu então a Rico Linhas Aéreas, acompanhando o crescimento do Amazonas. Homologada como Transporte Aéreo Regular em 1 de novembro de 1996, passou a ocupar importante espaço no mercado regional do Norte do País. Chegou a operar simultaneamente cinco aeronaves EMB-120 Brasília e duas EMB-110 Bandeirante. Incorporou, mais tarde três areonaves Boeing 737-241 adv, oriundas da Varig. Ainda no impulso do crescimento incorporou mais um Boeing 737-300 QC, pois tinha inteção de ingressar no mercado de carga aérea, entre Manaus e São Paulo. Durante este período figurou entre as mais importantes companhias aéreas regionias do País, tendo realizado varios vôos fretados nacionais e internacionais.
Nesta mesma época, sofreu a perda de três aeronaves EMB-120 Brasília em acidentes, uma durante o estacionamento no patio e outras duas em procedimentos de pouso.
A Rico linhas aéreas cobriu quase todos os estados da região Norte, com excessão do estado do Tocantins.
Devido interesses político-financeiros da diretoria, a Rico Linhas Aéreas foi praticamente descontinuada, operando hoje com apenas uma aeronave EMB-110 Bandeirante, tendo direcionado toda sua estrutura para atender o governo do estado do Amazonas atravéz da Rico Taxi áereo.
A empresa, além de ser pioneira na introdução de aeronaves de grande porte baseadas na região Norte, foi berço de inumeros profissionas formados na própria região, e hoje espalhados pelo país.

Frota

Em fevereiro de 2008 a RICO Linhas Aéreas operava uma aeronave, conforme a tabela abaixo:
Aeronaves
Quantidade
Embraer EMB-110 Bandeirante
1

Destinos

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do Chat

Meg@Chat